Vivamos em Cristo e com Cristo

Dizia São José Marello em 1881, pregando os Exercícios Espirituais às Irmãs do Instituto Milliavacca; 
“Estudemos a vida de Jesus; toda ela é semeada de sofrimentos e de cruzes; leiamos a imitação de Cristo, justamente com o desejo de aprender na vida de Jesus” (Escritos).

Estudar para aprender de Cristo. Aqui também prestamos atenção aos termos utilizados: “estudemos”. O estudo implica necessariamente aplicação com método àquilo que se aprofunda; para que o nosso estudo seja produtivo devemos por em prática aquilo que estudamos. 

Como o camponês semeia e recolhe os frutos de seu trabalho, assim o estudo da vida de Cristo, em todos os seus aspectos, deve trazer os seus frutos com a pratica, porque estudar é como semear. Ler tantos ensinamentos da vida de Cristo e não agir é como ver uma bela árvore viçosa, mas sem frutos. 

O mesmo São José Marello acrescenta: 
“Jesus nos pede de segui-lo, de levar atrás dele a nossa cruz” (Escritos – Diário da Irmã Albertina Fasolis). 
Seguindo com a vida na obediência e no sofrimento, dirá ainda depois. E ainda: 
“Muitos são os exemplos que Jesus nos deu em sua vida, mas o maior é com certeza aquele da sua cruz” (idem).
 Na homilia do domingo 02 de janeiro de 1887, ele aprofunda o pensamento Paulino. Infelizmente Irmã Albertina Fasolis resumiu tudo numa frase só, que é, depois a mais indicativa a respeito do Cristocentrismo da vida a centralidade de Cristo na vida cristã; leiamos: 
“Os mundanos desejam para si muitos anos de vida: o nosso augúrio seja aquele de viver em Jesus Cristo; sim, vivamos Nele e com Ele” (Idem). Não existem votos de felicidade mais bonito para o cristão que aqueles de estar e viver em Cristo, de viver Cristo para ter em Deus o próprio Tu.

Fonte: A Vida em Cristo de São José Marello.                                   
            Pe. Fiorenzo Cavallaro, OSJ