Espiritualidade Marelliana (Tríduo de São José Marello - 3o. Dia)

D.: "Caminhemos na presença do Senhor com a simplicidade do menino que brinca sob os olhos da mãe". A espiritualidade perpassa toda a existência da pessoa, é no dia-a-dia que se nota a profundidade da vida espiritual. Espiritualidade não é um privilégio de alguns, mas é um dever e uma necessidade do cristão. São José Marello nos aponta pistas para viver intensamente nossa vida cristã.


T.: A santidade consiste nas pequenas coisas feitas por amor a Deus.


D.: Na espiritualidade do Marello não existem lugares vazios. Ele fala e nos seus ensinamentos busca a mente, à vontade, o coração das pessoas e depois quer envolver a vida, torna-se testemunha.


L1: "Querer sempre, a qualquer custo. Nós contra nós. O 'eu' de um instante sublime que se lança a combater o 'eu' do velho sistema; é o 'eu' que quer de uma vez por todas, mas que multiplica todos os momentos naquele ato eficazmente volitivo".


L2: Viver de acordo com a vontade de Deus exige disposição e força de vontade em vista do bem maior.


D.: A fé para um cristão é crer em Deus e por Deus, crer em Cristo e por Cristo, crer na Igreja e pela Igreja. Na escola do Marello a fé era ensinada e testemunhada em sua plenitude.


L3: Da fé se desencadeava nele uma esperança cristã luminosa


L1: "Fazendo as obras de Deus em silêncio, sem confiar nos homens e nem mesmo em nós, mas cheios de esperança nos auxílios sobrenaturais, tudo caminhará para melhor".

D.: São José Marello foi um enamorado da oração, tornou-se a sua força, a sua vida.


T.: "Nestes dias, a oração é o maior e mais potente apostolado. Rezemos e façamos rezar".


L1: "Rezemos muito e de coração, rezemos mesmo sem sentir vontade; rezemos também na aridez de espírito; rezemos ao bom Deus que nos ensine a amá-lo e que ponha finalmente termino à nossa fraqueza".


T.: "Rezemos e rezemos. Os tempos se fazem sempre mais agitados e difíceis..."


L2: O amor: o coração da espiritualidade de São José Marello.


L3: "Amar a Deus e fazer os outros amá-lo, ao custo de qualquer sacrifício".


D.: Rezemos com São José Marello:


T.: Quero amar a Vós somente, Senhor, fonte de todo amor. A Vós somente nos vossos santos, em Maria, em José, nos anjos, meus protetores. A Vós somente na Igreja".


L1: No amor ao próximo, de modo prioritário para São José Marello, estavam os pobres, os fracos, os indefesos, os jovens, os doentes e os anciãos.


L2: Tal foi o seu maior e mais precioso testemunho: "Fazer o bem a todos, sempre, de todos os modos".


D.: São José é também modelo para a sua espiritualidade; é guia e mestre.


L1: Rezemos:


T.: "Indica-nos tu, ó José, o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos".


L2: Uma outra grande característica da espiritualidade Marelliana: o amor terno à Virgem Maria.


L3: A idéia é esta: a Mãe de Deus é também a nossa mãe.


D.: Rezemos com São José Marello:


T.: "Maria, nós nos tornamos vossos pequenos discípulos e vos pedimos a graça de imitar-vos, não nas virtudes grandes e heróicas, mas nas virtudes escondidas, humildes e modestas, que são próprias vossas, Maria, e que muito convém à vida comunitária".


Oração Final


T.: Ó Deus nosso Pai, que destes a São José Marello a inspiração de imitar São José para melhor conformar a sua vida com a de Jesus Cristo, fazei que, seguindo seus exemplos de mansidão, humildade e incansável espírito apostólico, vivamos com alegria e constância os nossos compromissos cristãos. Por sua intercessão concedei-nos a graça de vivermos com convicção a minha vocação, que, para vossa glória, imploramos confiantes. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!