Pequenas Coisas (Série - Ensinamentos Espirituais de São José Marello)

  1. Peçamos a Deus a sua santa graça nas pequenas coisas.
  2. Animemo-nos à imitação de Maria Santíssima Imaculada, a qual praticou perfeitamente as pequenas virtudes que a elevaram depois a tão eminente santidade e grandeza.
  3. Admiremos aquela inefável beleza da alma de Maria, a qual é um formosíssimo desenho que consta de muitos pequenos pontos, todos perfeitos. Com efeito, a beleza de Maria não se compõe senão de muitas pequenas virtudes, mas todas perfeitas que, reunidas em sua bela alma, a fizeram tão bela, tão grande, tão querido do Senhor.
  4. Humilhemo-nos e peçamos a Deus muitas graças, também graças extraordinárias, mas em especial a de vencermos nas pequenas coisas, as quais por serem pequenas não se faz tanto caso, enquanto a natureza, tratando-se de atos repetidos muitas vezes, sente maior inclinação e não quer afastar-se delas. Ela talvez se dobra uma, duas, três vezes e depois a quarta, embora se trate da coisa mais pequena e mais fácil de vencer, se rebela e não quer dobrar-se.
  5. Oremos a Deus que nos dê aquela santa humildade e perseverança com as quais possamos sempre dominar nossa natureza rebelde, com zelo constante e firme.
  6. A alma deve estar atenta a não cair nem nas culpas mínimas, as quais se não destroem o amor divino, o entorpecem (diminuem o entusiasmo) e esfriam.
  7. Não devemos entreter-nos em pensamentos e conversações inúteis, e sim os evitarmos cuidadosamente: deste modo poderemos estar mais unidos a Deus.
  8. O grão de mostarda é considerado a semente mais pequena entre as que germinam na horta e no entanto se desenvolvem tanto que chegam a ser uma árvore: por isso representam bem as pequenas virtudes, as quais podem produzir uma grande santidade. Com efeito, os grandes santos chegaram á sua santidade não tanto pela prática de virtudes extraordinárias, para as quais as ocasiões são raras, mas com os atos repetidos e incessantes de pequenas virtudes.
  9. Assim São José, não fez coisas extraordinárias: mas com a prática da virtudes ordinárias e comuns chegou àquela santidade que o eleva sobre todos os demais santos. Também Jesus não fez sempre atos extraordinários e heroicos, como deixar sua mãe e morrer na cruz, mas quantos pequenos atos de virtude fez Ele e com quanto méritos.
  10. Quantos pequenos atos de obediência, humildade, paciência podemos fazer. Estas pequenas virtudes não conhecidas pelos homens, mas muito agradáveis a Deus, fazem subir a uma alta perfeição e formam a árvore da santidade cuja semente não é mais que um pequeno grão.