Papa João Paulo II Mensagem do Ângelus no dia da Canonização de São José Marello

ANGELUS
25 de Novembro de 2001
  
Caríssimos Irmãos e Irmãs!
1. Neste Domingo, último do Ano litúrgico, celebra-se a solenidade de Cristo Rei do universo, e a Igreja convida-nos a contemplar a realeza do Redentor, que se manifesta com particular eloquência na vida dos santos. Esta manhã, na Basílica de São Pedro, tive a alegria de proclamar quatro novos santos:  o Bispo de Acqui, José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José, e três virgens consagradas:  Paula Montal Fornés de São José de Calasanz, Leónia Francisca de Sales Aviat e Maria Crescência Höss.
O seu testemunho mostra que o Crucificado verdadeiramente "vive e reina nos séculos dos séculos". Sim, Ele é "o Vivente", "o Senhor", e reina na vida dos homens e das mulheres de todos os lugares e de todos os tempos, que o acolhem livremente e o seguem fielmente. O seu Reino, "reino de justiça, de amor e de paz" (Prefácio) maifestar-se-á, mas, em plenitude, só no fim dos tempos.
2. Comparada com os critérios deste mundo, a realeza de Jesus torna-se, por assim dizer, "paradoxal". O poder que ela exerce, de facto, não entra nas lógicas terrenas. Pelo contrário, é o poder do amor e do serviço, que requer o dom gratuito de si e o coerente testemunho da verdade (cf. Jo 18, 37).
Por isto, o Senhor sacrificou-se a si mesmo como "vítima imolada de paz sobre o altar da Cruz (Prefácio), sabendo que só assim poderia resgatar do pecado e da morte a humanidade, a história e o cosmos. A sua ressurreição dá testemunho de que Ele é o rei vitorioso, o "Senhor" nos céus, sobre a terra e debaixo da terra (cf. Fil 2, 10-11).
3.  A  criatura  que,  mais  do  que qualquer  outra,  foi  associada  à  realeza de Cristo é Maria, por Ele mesmo coroada Rainha do céu e da terra. Para Ela olharam, como para um modelo constante, os santos que, hoje, a Igreja apresenta à nossa veneração. Para Ela dirigimos  também  o  nosso  olhar,  para  que  nos  ajude  a  "reinar"  com Cristo para construir um mundo onde "reine" a paz.
Devemos rezar sem descanso para obter este grande dom, que é a paz; dom de que a humanidade tanto precisa. Peçamo-lo também, confiantes, com as duas iniciativas que anunciei no domingo passado:  o dia de jejum em Dezembro e o encontro de oração em Janeiro, em Assis, com os representantes das religiões do mundo. Interceda por nós Maria, Rainha da paz, junto do seu divino Filho, Rei imortal e Senhor da paz.

Depois do Angelus
Saúdo os Bispos, as Autoridades civis, a Família de São José de Calasanz e todos os fiéis que participaram na canonização de Santa Paula Montal Fornés. Nesta oração mariana, desejo recordar o grande amor que ela tinha à Santíssima Virgem, para quem foram as suas últimas palavras, pronunciadas na sua língua materna:  "Mare, Mare meua". Exorto-vos a todos a imitar a nova Santa, sabendo encontrar na autêntica devoção mariana e na piedade filial para com a Virgem, um decidido impulso para seguirdes a Jesus Cristo.
Queridos peregrinos de língua francesa, saúdo-vos cordialmente, dando graças pela canonização de Madre Francisca de Sales Aviat, cuja vida é um exemplo para todos nós. Ela convida-nos a associar a acção e a contemplação nas nossas vidas e a cumprir humildemente a vontade do Senhor. Que a Virgem Maria vos acompanhe sobre os vossos caminhos de cada dia! Com a Bênção Apostólica!
Saúdo afectuosamente os peregrinos alemães que estão em Roma na ocasião da elevação às honras dos altares da Irmã Crescência Höss. Em particular, estão aqui hoje muitos cristãos do vosso lugar de origem, Kaufbeuren, mas também da Baviera. Que a nova Santa seja para vós um exemplo e uma poderosa intercessora! De boa vontade vos concedo a Bênção Apostólica!
Hoje, em Roma, celebra-se o Dia dos Seminários. Ao dirigir uma afectuosa saudação aos caríssimos Seminaristas, garanto a cada um deles a minha especial lembrança na oração. Ao mesmo tempo, exprimo um vivo reconhecimento a todos aqueles que, espiritual e materialmente, ajudam o Seminário Romano, coração da nossa Diocese.
Saúdo com afecto os peregrinos de língua italiana, em particular quantos tomaram parte na canonização do Bispo José Marello.
Depois, saúdo os fiéis da Paróquia de São Francisco de Sales, em Roma, que encorajo a prosseguir com fidelidade no seu caminho de vida cristã. A todos desejo um bom domingo!