"Amar a Mãe do Redentor e imitar o Guarda do Redentor", eis a síntese da mensagem que São José Marello nos deixou.

DISCURSO DO SANTO PADRE
 AOS PEREGRINOS VINDOS A ROMA
 PARA O RITO DE CANONIZAÇÃO
26 de Novembro de 2001

Caríssimos Irmãos e Irmãs
1. É-me muito grato encontrar-me de novo convosco, no dia seguinte à solene Canonização de José Marello, Paula Montal Fornés de São José de Calasanz, Leónia Francisca de Sales Aviat e Maria Crescência Höss. O encontro deste dia oferece-nos a oportunidade de prolongar a acção de graças que ontem elevámos ao Senhor. Ao mesmo tempo, podemos deter-nos ainda, por alguns momentos, para contemplar o luminoso testemunho destes discípulos exemplares de Cristo.
Saúdo cordialmente os senhores Cardeais, assim como as Autoridades civis que desejaram participar neste momento de festa. Dirijo um "obrigado" especial aos Bispos e aos sacerdotes, que orientaram os numerosos grupos de peregrinos.
2. Os primeiros que se alegram com a canonização de José Marello são os seus filhos espirituais, os Oblatos de São José, a quem transmito a minha carinhosa saudação, juntamente com as minhas sinceras felicitações. Caríssimos, passaram apenas oito anos desde quando, na Praça de Asti, proclamei Beato o vosso Fundador. Mais um sinal prodigioso a cura de duas crianças no Peru permitiu coroar também na terra o seu itinerário de santidade. É mais significativo do que nunca que isto se tenha verificado logo a seguir à Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, consagrada exactamente ao ministério do Bispo no hoje da Igreja e do mundo.
Dirijo uma saudação especial aos peregrinos de Asti e aos de Acqui, cidades que, respectivamente, o tiveram como sacerdote e como Bispo. E faço-a extensiva imediatamente a todas as comunidades, em várias partes do mundo, aonde a Providência levou os Oblatos e a sua missão. Juntamente com todos vós, filhos e devotos de São José Marello, desejo prestar louvor ao glorioso São José, Padroeiro da Igreja universal. O profundo amor pela Virgem Maria fez com que o jovem Marello escolhesse José como modelo de vida e de orientação no seguimento de Cristo. Em síntese, esta é a mensagem que ele deixa a todos os cristãos religiosos, famílias e sacerdotes:  amar a Mãe do Redentor e imitar o seu Guardião.