José Marello, Um Santo Para o Mundo de Hoje (Tríduo de São José Marello - 1o. Dia)

D: "Admirável é Deus nos seus Santos", é com este grito de louvor que queremos hoje, como comunidade Josefina unida às nossas realidades apostólicas, educativas, missionárias e formativas, agradecer ao Senhor pelo dom que nos fez dando-nos São José Marello e já pedimos a ele a graça de amar com toda a nossa vida a Deus e aos irmãos. Cada Santo nos fala do milagre do amor. O Marello usa para isto uma linguagem própria, típica do seu carisma, aquela da humildade, do amor para com os jovens e para com as famílias. Percorramos juntos este itinerário deixando-nos guiar pelas vias do verdadeiro amor.


T.: Ó Deus, rico de amor, que Te escondes humildemente na realidade do pão, te pedimos que escutes a nossa oração e nos dê a coragem de imitar as virtudes de São José Marello, para sermos santos no mundo e cantar com a nossa vida a Tua glória.


D.: O primeiro passo que devemos dar, é aquele da humildade, deixando-nos instruir pela voz do Marello.


L1: Dos Escritos de São José Marello:

Rezemos e imitemos Maria Santíssima e São José, de quem cuja humildade foi verdadeiramente heróica, e tomemo-los como modelos e intercessores na busca das mais preciosas virtudes. O Senhor dá a sua graça aos humildes e a nega aos soberbos. A humildade dá a paz. A humildade faz com que estejamos em paz conosco e com os outros.

A humildade faz com que conservemos todas as outras virtudes. Sejamos humildes nos pensamentos e nos afetos e o seremos também nas obras. Sejamos humildes e seremos exaltados. Orando existe verdadeiramente a humildade no coração, a mesma se transparece em todo o exterior, no comportamento, nos gestos, no tom da voz e em toda a pessoa.


D.: Irmãos e irmãs rezemos, em dois coros, com as mesmas palavras de São José Marello:

a) Precisamos cultivar a simplicidade.

b) Ser simples como a água, os peixes à flor da água correm risco de serem pegos com as mãos ou pescados com as redes.

a) Mas quando mergulham para o fundo, bem para o centro do lago, ficam bem seguros.

b) Assim, nós precisamos mergulhar no profundo da humildade, se queremos estar seguros e fora do alcance das tentações.

a) Também os pássaros, quando descobrem os caçadores não ficam voando pelos ares, mas se refugiam nos bosques, nas fendas das árvores das rochas.

b) Assim nós, quando descobrimos o demônio, que vem para tentar-nos, devemos refugiar-nos na humildade e no Coração de Jesus.

D.: A proposta do Marello é aquela de indicar-nos a potência do escondimento cheio de pequenas virtudes. É uma proposta sem dúvida atual. Tomemos também nós, como Ele, São José esposo de Maria, como exemplo e guia.

L2: Dos Escritos de São José Marello:

Uma semente de mostarda é considerada como a menor de todas as sementes que semeamos na plantação e todavia se desenvolve tanto que é capaz de formar uma bela árvore; portanto, isso prefigura muito bem as pequenas virtudes, as quais podem produzir uma grande santidade. De fato, os grandes santos chegaram a sua santidade não tanto pela prática das virtudes extraordinárias, para as quais são muito raras as ocasiões, mas, com os atos repetidos das pequenas virtudes. Assim, São José não fez coisas extraordinárias, mas com a prática constante das virtudes ordinárias e comuns conseguiu chegar aquela santidade que o elevou acima de todos os outros santos.

L3: Quantos atos de obediência, de humildade, de paciência podemos praticar também nós! Estas pequenas virtudes, não conhecidas pelos homens, mas tão agradáveis ao Senhor, fazem subir a uma alta perfeição e formam a árvore da santidade, e cuja semente não é mais do que um "pequeno grãozinho". A resolução que devemos tomar é esta: ter em grande conta as pequenas virtudes, de cumprir, momento por momento aquilo que Deus quiser, nas circunstâncias que ele determinar, e estar com o coração tranqüilo e sossegado, convencidos de que como o Senhor guiou a outros para e santidade, assim guiará também a nós, para que sejamos dóceis à Sua vontade, de passo igual com sua graça, sem nunca dar um passo mais curto ou mais longo, para que não corremos o risco de pisarmos em falso andando contra a vontade de Deus.

D.: Rezemos juntos, a Maria nossa Mãe.

T.: Ó Maria Santíssima, fazei-me todo vosso para que eu seja todo de Jesus; distancia de mim tudo aquilo que poderá me distanciar de Jesus e aproxima de mim tudo aquilo que poderá me aproximar de Jesus. Faça-me fiel aos meus propósitos e ofereça-os vós mesma a Jesus como empenho daquele amor que espero conservar, aumentar até o último instante da minha vida.

D.: A humildade e o escondimento, a devoção a Maria e a São José abriram o coração e a vida do Marello a uma caridade ardente, às necessidades e aos cuidados dos irmãos, e de modo particular a preocupação para com a educação da juventude, que é a primeira preocupação da família e da Igreja.

D.: Como pode um jovem conservar pura a sua vida? Colocando em pratica às Palavras do Senhor...

T.: Te procuro com todo o coração; faz Senhor, com que eu não me distancie dos seus mandamentos.

D.: Conservo no meu coração a tuas instruções e não serei culpado perto de Ti.

T.: Te dou graças, Senhor, porque me ensinas as tuas leis.

D.: Os meus lábios em vão repetem todas as decisões que tomei.

T.: Seguir os teus preceitos me dá alegria assim como uma imensa riqueza.

D.: Quero meditar os teus decretos, não perco nunca de vista os teus caminhos.

T.: As tuas leis fazem feliz, não esquecerei as tuas palavras. Dá-me a vida, pois sou teu servo, e colocarei em prática as tuas palavras.

D.: Queremos dizer o nosso muito obrigado ao Senhor, por nos ter dado no Marello, um pai bondoso, empenhando-nos a imitar as suas virtudes tornando-nos atentos a cumprir a vontade de Deus.

S.: O Senhor nos deu em São José Marello um modelo de virtudes.

T.: Ajuda-nos a imitá-lo na vida de cada dia.

S.: O teu servo Marello esteve aceso com grande fogo de amor.

T.: Torna-nos humildes e cheios de caridade para com os irmãos.

S.: Ele cumpriu em tudo a sua vontade.

T.: Dá-nos força para cumprir a cada dia a tua vontade e encontrar assim a nossa paz.

S.: Dele, ganhou vida uma numerosa família presente pelo mundo.

T.: Abençoe a todos aqueles que, atraídos pelo seu ideal e carisma, se fizeram servos do teu povo.

ORAÇÃO FINAL

T.: Ó Deus nosso Pai, que destes a São José Marello a inspiração de imitar São José para melhor conformar a sua vida com a de Jesus Cristo, fazei que, seguindo seus exemplos de mansidão, humildade e incansável espírito apostólico, vivamos com alegria e constância os nossos compromissos cristãos. Por sua intercessão concedei-nos a graça da perseverança, da unidade, que, para vossa glória, imploramos confiantes. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém