MARELLO: O HOMEM DA ESCUTA

MARELLO: O HOMEM DA ESCUTA
Ferrucccio Corazzola


"De maneira espantosa e variada procura-se destruir o Reino de Deus; procuremos fazer em toda parte o nosso trabalho de restauração com a ajuda do Céu" (C.76).


Estamos na sociedade da comunicação. As notícias são captadas em tempo real: os meios de comunicação, para divulgá­Ias, competem até a reta de chegada para vencer a concorrên­cia.


Sabe-se tudo sobre todos; isto pode ter também alguns as­pectos positivos ao lado de tantos limites.


No entanto, paradoxalmente, e o constatamos todo dia, o homem é tremendamente solitário.


As passeatas, os estádios, talvez até mesmo as igrejas e as famílias absorvem milhões de solitários que não criam comu­nhão.


Os adolescentes e os jovens não encontram referências válidas aos seus problemas existenciais, as famílias são sobrecarregadas de responsabilidades, mas pouco ajudadas no discernimento dos valores; o idoso está sozinho em casa e cons­tantemente confiado a estruturas até decentes, mas frequente­mente "sem coração que as aqueçam" (B. Teresa de Calcutá). Este aspecto da sociedade é em grande parte determinado pelo frenesi das obras, que restringe os espaços do diálogo humano, necessário como o pão para uma sadia qualidade de vida.


Às vezes somos solitários ou deixamos solitários os outros porque falta o ministério da escuta.


Neste panorama, no entanto como honrosa exceção de co­munhão, insere-se a figura do Marello: como todo santo, escuta Deus e escuta o homem.


Se desde jovem clérigo e sacerdote mantinha uma densa correspondência com os amigos, significa que sabia escutá-Ios.


Sente a necessidade de abrir o próprio coração e de aco­lher o segredo do coração amigo.

Mas a sua vida de sacerdote é iluminada por duas dimen­sões fundamentais que fazem da escuta inteligente e ativa um verdadeiro auxílio e conforto: o ministério da confissão e da dire­ção espiritual. São dois aspectos, talvez hoje ofuscados, que podem ser terapia indireta também em nível humano.


Cotidianamente José Marello abria espaço em seu tempo para a direção espiritual no seminário e para as confissões na catedral.


Um dos primeiros discípulos do Marello, o Pe. Garberoglio, contava aos estudantes josefinos: "Quem saía de uma conversa ou de uma confissão com o Marello irradiava serenidade. Sentia­se que era um padre que tocava!".


Muitos dos primeiros oblatos consideravam o confessioná­rio como verdadeira clínica do espírito.


Dizia o Cardeal Ballestrero, pastor atento à caminhada da Igreja: "Se esvaziam os cibórios, se esvaziam os confessionári­os, mas o homem não parece melhorar e ser mais feliz".


Quando o homem se abre à luz e à misericórdia do Espíri­to, a sua vida muda.


Perto do Circo Máximo, em Roma, existe a Basílica de Santa Anastácia, uma igreja que desde o ano 2000 fica aberta 24 horas por dia para a adoração e oferece a possibilidade da confissão a quem deseja. Assim testemunha o reitor da basílica: "Quanto de­sespero a Eucaristia e o confessionário desta igreja tem sanado! Quantos solitários encontraram paz nesta basílica, às altas ho­ras da noite, através de um confessor ou de um leigo que os acolheram".


Creio que cada discípulo do Marello, sacerdote ou leigo, so­bre as pegadas do Pai, sinta que o tempo da escuta é dom que se transforma em ato de caridade teologal.

Artigo publicado em "Joseph", ano 83, n.2, fev.2004, p. 17.
Tradução: Pe. Roberto Agostinho, osj.