Um Homem Chamado José Marello (Pe. Denis Oldack, OSJ)

Um Homem Chamado José Marello

O Papa Leão XIII o definiu "uma pérola de Bispo". São Pio X chamou-o "um santo".

Nós, acolhendo o desejo de nosso irmão Severino Poletto, Bispo de Asti, de muitos outros irmãos no Episcopado, da família religiosa dos Oblatos de São José e de muitos fiéis, depois de ter tido o parecer favorável da Congregação dos Santos, com a nossa autoridade apostólica concedemos que o venerável servo de Deus José Marello, Bispo, Fundador dos Oblatos de São José, de agora em diante seja chamado Bem-aventurado, e que se possa celebrar a sua festa nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo Direito, cada ano, no dia 30 de maio, dia do seu nascimento para o céu. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Amém!

Estas palavras foram pronunciadas solenemente pelo Santo Padre, João Paulo II, na manhã do dia 26 de setembro de 1993 , na cidade de Asti (Itália) e constituem a fórmula de Beatificação de Dom José Marello.

José Marello nasceu no dia 26/12/1844 em Turim (Itália). Tornou-se sacerdote diocesano na cidade de Asti. Impulsionado pelo Espírito Santo fundou em 14/03/1878 a Congregação dos Oblatos de São José, que hoje encontra-se difundida na Itália, Filipinas, Brasil, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Polônia, Índia, Nigéria, Chile, e outros lugares do mundo.

Em 1889 José Marello foi sagrado bispo de Acqui (Itália) e em 30 de maio de 1895 morreu santamente na cidade de Savona (Itália). Em 1978 a Igreja reconheceu a heroicidade de suas virtudes e em 26/09/1993 foi elevado às honras dos altares com o título de Bem-aventurado. Agora, aguarda-se o reconhecimento de um novo milagre operado por sua intercessão, para proceder-se à canonização que dar-lhe-á o título de Santo.

A santidade do Bem-Aventurado José Marello consta de diversos testemunhos sobre a sua pessoa.

O Papa Leão XIII o definiu "uma pérola de Bispo". São Pio X chamou-o "um santo". O cardeal Gamba, arcebispo de Turim disse que foi "um praticante, em grau heróico, de todas as virtudes teologais e morais".

O cardeal Mistrangelo refere-se a Marello como "um santo a ser amado e venerado". O Papa Paulo VI declarou que: "Consta que o servo de Deus, José Marello, bispo de Acqui, fundador da Congregação dos Oblatos de São José de Asti, exercitou as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, em relação a Deus e ao próximo, assim como as demais virtudes cardeais da prudência, justiça, temperança, fortaleza e outras virtudes anexas, em grau heróico".

Ainda hoje, "Os Oblatos de São José, fiéis ao carisma do Fundador, são chamados a reproduzir na sua vida e no apostolado o mistério cristão como o viveu São José: na união com Deus, na humildade, no escondimento, na laboriosidade, na dedicação aos interesses de Jesus".

(do artigo 3o. das Constituições dos Oblatos de São José).